Menu
23 de outubro de 2021
10º min
16º min
25/07/2021 às 22h19

Está mantida a previsão de frio intenso entre os dias 28/07 e 1° de agosto para o Centro-Sul do Brasil, com a incursão de uma nova e intensa Onda de Frio.


iviagora - inmet

Está mantida a previsão de frio intenso entre os dias 28/07 e 1° de agosto para o Centro-Sul do Brasil, com a incursão de uma nova e intensa Onda de Frio.

Panorama geral:

Conforme as atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo de hoje (25) e as análises dos Meteorologistas do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), a partir de terça-feira (27) as temperaturas sofrerão declínio acentuado no Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas já deverão diminuir na segunda-feira (26), conforme deslocamento da frente pela Região Sul. Há previsão de chuva nos três Estados da Região Sul até a terça-feira (27) e, na sequência, para o sudeste e extremo sul do Mato Grosso do Sul conforme o avanço da frente fria.

Entre os dias 28 e 29/07, a massa de ar frio predominará pelo restante das Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais), Centro-Oeste (Mato Grosso e sul de Goiás) e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de Friagem.

No período de 29/07 a 01/08, o ar frio predominará sobre o Centro-Sul do país e deverá avançar até o sul da Bahia e também em parte do interior da Região Nordeste provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de a maior altitude.

Destaques

  • Entre os dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira), há uma pequena chance de mais um evento de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense, de forma fraca e bem isolada;
  • Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -8°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07;
  • Na Região Sudeste, as menores temperaturas, mínimas e máximas, deverão ocorrer nos dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte); também são previstas temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga);

Por fim, há previsão de formação de geada, de intensidade forte, a partir do dia 28/07 no norte do Rio Grande do Sul e Planalto Sul de Santa Catarina; entre os dias 29 e 30 em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo; no dia 30/07 a previsão de geada se entende para todo o estado de São Paulo e sul de Minas Gerais (área de divisa com São Paulo - Serra da Mantiqueira, onde a intensidade deverá ser moderada).