Após fim do toque de recolher, MS libera eventos e festas sem restrição de lotação

IVIAGORA


A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) liberou por decreto publicado nesta sexta-feira (20), a realização de eventos, reuniões e festividades em clubes, salões, centros esportivos e afins, que antes estavam proibidas devido à pandemia da Covid-19. As medidas terão validade a partir de 23 de agosto.

Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, o decreto de hoje altera as medidas restritivas publicadas em 31 de março, voltadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus no território de Mato Grosso do Sul.

No decreto anterior, a realização de eventos, reuniões e festividades em clubes, salões, centros esportivos e afins, com participação de mais de 50 pessoas e sem o distanciamento social mínimo de 1,5 m estava proibida. Porém, para realização dos eventos, é preciso que o local mantenha os protocolos de biossegurança. 

Com a vacinação contra a Covid-19 em avanço no Estado, o número de mortes, casos de internação e contágio caíram, conforme a SES-MS. O governo estadual também revoga outros dois decretos, que instituíam o toque de recolher. 

Covid-19

De acordo com boletim epidemiológico do coronavírus divulgado ontem (19) pela Secretaria, Mato Grosso do Sul já soma 364.563 casos confirmados de Covid-19, com 375 novos registros. Foram mais 11 mortes e MS tem uma média móvel de 416,1 casos de covid e 14,1 mortes diárias. 

Com os novos óbitos, o total de vítimas fatais em MS chega a 9.224 mortes desde o início da pandemia. As novas mortes foram registradas nas seguintes cidades: Campo Grande (7), Três Lagoas (2), Costa Rica (1) e Paraíso das Águas (1). Entre os óbitos, seis eram de idosos. 

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 1.022.044 casos notificados, dos quais 653.470 foram descartados. Há 476 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 3.535 casos sem encerramento pelos municípios.

Os novos casos trazem Campo Grande à frente, com 211 novos casos, seguida por Três Lagoas (26), Dourados (24), Ribas do Rio Pardo (11), Corumbá (10), Maracaju (9), Coxim (8), Paranaíba (8), Iguatemi (7), entre outros.