Menu
20 de setembro de 2020
10º min
16º min
29/08/2018 às 05h16

MS e MTregistram maiores temperaturas do Brasil


Admin - Josélia Pegorim – Climatempo
Foto: Foto: Geone Bernardo

O ar polar esfriou especialmente o Mato Grosso do Sul neste mês de agosto. Mas os últimos dias do mês predominam ventos quentes, vindos das regiões tropicais  que vão aquecer o ar nos próximos dias, junto com o sol forte.

Nesta terça-feira (28/08) O INMET registrou 40,5°C em Sonora (norte de MS) às 14 horas local.

O vento quente e o sol forte fazem o calor aumentar em todo o Centro-Oeste do Brasil até o fim da semana, sendo que o  maior aquecimento é esperado para o Mato Grosso do Sul e para o Mato Grosso. Os dois estados vão ficar entre as áreas mais quentes do Brasil nos próximos dias, com previsão de temperaturas entre 36°C e 40°C durante a tarde.

As capitais, Campo Grande e Cuiabá também ficam mais quentes nos próximos dias e podem bater o recorde de calor para 2018 mais de uma vez.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 28 de agosto, a maior temperatura em Cuiabá foi de 39,0°C, no dia 14 de agosto. Em Campo Grande, o recorde calor atual é de 34,5°C, no dia 24 de janeiro.

Além do calorão, a população da Região Centro-Oeste continua sofrendo esta semana com o ar muito seco. Níveis críticos de umidade relativa do ar entre 10% e 30% devem ser observados por várias horas. Índices de umidade no ar nesta faixa são muito abaixo do recomendável para a saúde humana, que é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Depois de um final de semana intenso com direito a ventania, chuva e frio, esta semana promete ser mais calma. Acontece que a massa de ar seco voltará a predominar em todas as regiões do MS, resultando no aumento das temperaturas e reduzindo os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, considerado estado de atenção segundo Organização Mundial de Saúde. Não há expectativa de chuva durante essa semana no MS.

Veja abaixo como ficará as condições de tempo até sexta-feira (31):

 

Quarta (29/08): Condição de tempo com predomínio de sol em todas as áreas com tempo seco. As temperaturas sobem e deixam a baixa umidade relativa do ar. UR: 20-80%.

Quinta (30/08): Tempo seco em Mato Grosso do Sul com predomínio de sol e temperaturas elevadas em todas as áreas e sem expectativa de chuva. Umidade relativa do ar cai a tarde. UR: 20-70%.

Sexta (31/08): Áreas de instabilidades voltam a se formar nas regiões sudoeste e sul com possibilidade para pancadas de chuva a partir da tarde nessas regiões. Demais áreas, seguirão com tempo seco e predomínio de sol com umidade relativa do ar em estado de alerta. UR: 15-70%.