COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

IVIAGORA


Diante da situação epidemiológica de Sarampo enfrentada por nosso país, que vem apresentando surtos da doença em determinadas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, contabilizando 1226 casos da doença de Maio a Agosto deste ano, o Ministério da Saúde orienta por meio de Nota Técnica que os pais e responsáveis que forem viajar para as regiões onde apresentam surto ativo de Sarampo que procurem a unidade de saúde para que as crianças de 6 meses a menor de 1 ano tomem reforço da vacina Tríplice Viral, com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem, para que seja feito um trabalho eficaz de prevenção contra essa doença.

Lembramos ainda que toda a população até os 49 anos deve procurar a Unidade de Saúde para avaliação da caderneta de vacina para saber se há necessidade de tomar o reforço da vacina Tríplice Viral que protege contra o Sarampo.

Os profissionais da saúde são um público vulnerável, devendo apresentar 2 doses de vacina Tríplice Viral independente da idade, portanto, esses devem procurar o serviço de saúde para atualização da caderneta vacinal a fim de evitar o aparecimento de casos de  Sarampo em nosso município.

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitida pela fala, tosse e espirro do indivíduo infectado. O período de incubação é de geralmente 10 dias, variando de 7 a 21 dias, a partir da data da exposição até o aparecimento da febre e cerca de 14 dias até o início do exantema. Sinais e sintomas característicos são: febre alta acima de 38,5ºC, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, exantema que começa na cabeça em direção aos pés e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).