Chuva com granizo e ventos fortes causam danos em Ivinhema

IVIAGORA


 

 

Na ultima terça feira (1) de outubro, o município de Ivinhema foi a tingido por fortes ventos, chuva e granizo onde teve destelhamento de  uma casa, queda de um muro em uma varanda toldos de lojas e  varias arvores e galhos na região do município de Ivinhema.

 

Segundo o CENAD – Plantão de informações meteorológicas no município de Ivinhema. Dados do INMET: Velocidade de vento no dia 01/10 saída das 21 UTC: 86,76 km/h.

 

A segunda maior rajada de vento no município 01/10 saída do dado 23 UTC EM 72 km/h – Quantidade de chuva: 8,4 mm – Motivo: Formação de cumulunimbus localizado na região devido a termodinâmica local. Informações: Franciane Rodrigues – CEMTEC/MS.

O coordenador da Defesa Civil de Ivinhema Paulo César, relatou que devido a casa estar localizada em uma área aberta facilitou a ocorrência deste evento.

Quanto o atendimento as vitimas já foram feitos todos os procedimentos para atender a família que teve todo o telhado destruído pelo vento.

 

Segundo o coordenador, além da equipe da Defesa Civil e a equipe volante da assistência social esteve no local dando apoio nos materiais necessários para manter as famílias amparadas neste momento difícil.

Com a formação das áreas de instabilidades, a população pode tomar certos cuidados em caso de eventos adversos de tempo que possam ocorrer ao longo do período – como tempestades, raios, vendavais e granizo – logo, não é necessário pânico, e sim atenção.

Em caso de condições adversas de tempo que possam ocorrer, a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual (CEDEC/MS) orienta:

•          Não se abrigue debaixo de árvores;

•          Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

•          Desligue aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

•          Não se aproxime de cercas de arame e varais metálicos;

•          Procure transitar em rotas alternativas em caso de alagamentos momentâneos no seu município;

Receba os alertas da Defesa Civil Estadual no seu celular. Para se cadastrar envie um SMS com o seu CEP para o número 40199. É um serviço gratuito com intuito de evitar acidentes.