Menu
16 de fevereiro de 2020
10º min
16º min
09/01/2020 às 07h25

Sicredi Centro-Sul MS reduz juros e isenta associados da tarifa do Cheque Especial


iviagora

Cooperativa diminuiu em dezembro de 2019 a taxa de juros do Cheque Especial com taxas a partir de 4,97%* ao mês; isenção da nova tarifa também já está em vigor

A Sicredi Centro-Sul MS tem em seus princípios disponibilizar produtos e serviços com taxas justas que estimulem e apoiem o desenvolvimento dos seus associados. Por isso, isentará seus associados da tarifa de 0,25% ao mês autorizada pela Banco Central na Resolução CMN 4.765, de 27 de novembro de 2019, que entrou em vigor no início deste mês.

Antecipando-se a mesma resolução, que também estabelece o limite máximo dos juros do cheque especial em 8% ao mês, a Cooperativa reduziu os juros do produto com taxas a partir de 4,97% ao mês, já no início de dezembro de 2019. A taxa irá variar de acordo com parâmetros definidos pela Cooperativa. 

Segundo o diretor executivo da Sicredi Centro-Sul MS, Giorgio Martins Bonato, as decisões sobre as taxas do Cheque Especial seguem a orientação do Conselho de Administração da Cooperativa que é priorizar o equilíbrio financeiro dos associados e demonstra o compromisso da Cooperativa em agregar renda e melhorar o desenvolvimento dos associados e da região em que estão inseridos.

“O cheque especial é uma modalidade de crédito que disponibilizamos aos nossos associados para uso temporário e emergencial. Não é um produto ideal para uso fixo e prolongado, para isto, temos outras linhas de crédito. Além de contar com taxas mais justas, na utilização do cheque especial o nosso associado também participa da distribuição dos resultados da Cooperativa no final do exercício”, ressalta o diretor executivo.

Resolução

O Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelo Banco Central e pelo Ministério da Economia, no dia 27 de novembro de 2019, aprovou a resolução que estabelece que a taxa de juros do cheque especial não poderá superar 8% ao mês, cerca de 150% ao ano. Essa Resolução autoriza também as instituições financeiras a realizarem a cobrança da tarifa de disponibilidade de Cheque Especial para limites superiores a R$ 500,00. A tarifa é de 0,25% calculado sobre o limite que exceder o valor de R$ 500,00. A cobrança da tarifa é opcional, ficando a definição a cargo de cada Instituição.

Cheque especial

O cheque especial é um limite de crédito disponível em conta-corrente para utilizar sempre que precisar. O associado conta com o apoio de recursos garantidos para necessidades, mesmo que inesperadas. Para cooperar com a comodidade, é possível flexibilizar a melhor data para o desconto dos encargos na conta-corrente.

Além do cheque especial, a Sicredi Centro-Sul MS disponibiliza diversas opções de crédito que podem ser uma alternativa a utilização do cheque especial e que se enquadram com o perfil de cada associado, para antecipar planos de investimento, pagar as contas ou realizar os sonhos. Visite a agência mais próxima da Sicredi Centro-Sul MS e conheça as soluções.

*Taxa sujeita à análise e aprovação mediante parâmetros definidos pela Cooperativa.

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 26 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 81 mil associados atendidos pela Cooperativa.