COMUNICADO DA ADECOAGRO PARA SEUS COLABORADORES NO BRASIL

IVIAGORA


Prezados colaboradores e colaboradoras, A Adecoagro se orgulha de, em todos estes anos de existência, sempre trabalhar com transparência, ética e acima de tudo, com muito respeito pelas pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuem para que possamos cumprir nosso papel e honrar nossos compromissos com todas as partes interessadas, sejam colaboradores, familiares, fornecedores, parceiros, clientes, comunidade e sociedade de maneira geral.

A nossa vocação é produzir com baixo custo e com eficiência, massempre com e através das pessoas. Estamos vivendo uma situação completamente atípica, nunca antes vivida e que está impactando diretamente nosso setor e empresa. Ainda assim, a Adecoagro não está medindo esforços para definir e implementar medidas que garantam o bem-estar e saúde da nossa gente e para preservar os postos de trabalho. Fazemos isto de forma incansável e continuaremos a fazer até o limite de nossa capacidade.
Algumas ações já foram ou estão sendo executadas para minimizar os efeitos negativos desta pandemia: suspendemos os investimentos não realizados, postergamos todos os pagamentos possíveis, substituímos os serviços terceirizados por próprio, além de várias outras mudanças
operacionais especialmente nas usinas do MS. Apesar dos esforços que todos nós estamos fazendo, para manter nosso objetivo de preservar
os postos de trabalho e o negócio, a Adecoagro optou por implementar uma das alternativas previstas na medida provisória (MP 936) que autoriza os empregadores, entre outras ações, a suspender temporariamente os contratos de trabalho dos colaboradores, para enfrentar os efeitos da pandemia sem demitir e dar todas as condições para que nosso pessoal continue gerando renda e cuidando de suas famílias. Esta medida será implementada a partir de 20 de abril e poderá ser utilizada até o final do período de vigência do estado de calamidade pública decretado pelo Governo (até 31 de dezembro de 2020). O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Açúcar e Álcool de Nova Andradina|MS participou ativamente deste processo juntamente com a empresa, para viabilizar um Acordo Coletivo de Trabalho específico, para vigorar neste período.
Confira pontos importantes da Suspensão Temporária de Contrato de Trabalho:
• O prazo máximo para suspensão do contrato de trabalho é 60 dias.
• Durante este período, a Adecoagro pagará 30% do salário nominal (base) do colaborador atítulo de ajuda compensatória e o Governo pagará o  equivalente a 70% do seguro desemprego a que o colaborador teria direito. Esta parte do Governo será creditada 30 dias após o início da suspensão do contrato, na mesma conta que o colaborador recebe o pagamento da empresa.
• Os colaboradores que terão seu contrato de trabalho suspenso, receberão uma notificação formal com 48 horas de antecedência à vigência da suspensão. O gestor será responsável pela comunicação ao colaborador.
• A Adecoagro notificará o Ministério da Economia sobre a medida para que tome as providênciassobre a liberação de parte do seguro desemprego.
• Nestes dois meses o colaborador tem direito a todos os benefícios, normalmente. Mas nenhum desconto poderá ser realizado neste período e serão executados no retorno ao trabalho e de forma parcelada.
• No retorno, após o período de suspensão, o colaborador tem garantia do trabalho pelo mesmo período acordado para a suspensão do contrato, ou seja, se teve a suspensão pelo tempo limite de dois meses, terá 60 dias de estabilidade ao retornar às suas atividades laborais.
• A legislação vigente determina que este período de suspensão do contrato de trabalho não deve ser computado para cálculo de férias e 13º salário. Porém, como resultado da negociação do acordo coletivo com o sindicato, decidiu-se que estes meses de suspensão não impactarão negativamente na apuração destas verbastrabalhistas.
Se você tiver qualquer comentário ou dúvida fale com seu gestor e use o canal de comunicação criado exclusivamente para falar com você, nosso colaborador: duvidascoronavirus@adecoagro.com
Temos tecnologias de ponta, máquinas e equipamentos de última geração, uma estrutura moderna e robusta, mas nosso diferencial e nosso orgulho são as pessoas: comprometidas, parceiras e engajadas. Sempre pudemos contar com nosso time de colaboradores e sabemos que não será diferente agora. Embora a situação seja bastante delicada, temos a confiança plena e a convicção de que esta fase vai passar e que
voltaremos à nossa rotina habitual com nossa empresa e equipe ainda mais fortes, criativos, produtivos, felizes e unidos.