Pelo menos duas fortes explosões foram ouvidas no centro de Kiev, a capital da Ucrânia, nesta quinta-feira (24), logo após o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de uma operação militar contra o país vizinho.
Em Mariupol, a principal cidade — que é portuária — controlada por Kiev perto da linha de frente no leste do país, também foram ouvidas fortes explosões, confirmaram jornalistas da AFP.
Nas redes sociais, vários vídeos foram postados com imagens de explosões na Ucrânia.
Em Kramatorsk, cidade que serve como quartel-general das forças ucranianas e fica no leste da Ucrânia, foram ouvidas pelo menos quatro fortes explosões.
O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia anunciou o fechamento do espaço aéreo do país "por causa do alto risco de segurança", o que interrompeu o tráfego civil logo após a meia-noite.
Putin anunciou uma operação militar na Ucrânia para defender os separatistas no leste dessa ex-república soviética, após dezenas de milhares de soldados russos terem sido mobilizados por semanas nas fronteiras ucranianas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na madrugada desta quinta-feira (24) um comunicado contra a decisão de Vladimir Putin colocar o exército da Rússia em ação em território da Ucrânia.
"As orações de todo o mundo estão com o povo da Ucrânia nesta noite, que sofre um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas", afirmou Biden, em nota divulgada pela Casa Branca.
"O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia."
"Estarei monitorando a situação da Casa Branca esta noite e continuarei recebendo atualizações regulares da minha equipe de segurança nacional. Amanhã, me encontrarei com meus colegas do G7 pela manhã e depois falarei com o povo americano para anunciar as outras consequências que os Estados Unidos, nossos aliados e parceiros vão impor à Rússia por esse ato desnecessário de agressão contra a Ucrânia e a paz e a segurança globais."
"Também iremos coordenar com os nossos Aliados da OTAN para assegurar uma resposta forte e unida que impeça qualquer agressão contra a Aliança. Esta noite, Jill e eu estamos orando pelo corajoso e orgulhoso povo da Ucrânia."






