Geral
Falta pouco: ponte da Rota Bioceânica está a 46 metros da conclusão
Faltando apenas 46 metros — o equivalente a cerca de um minuto de caminhada sem pressa — a Ponte da Integração (Rota Bioceânica) entra na reta final de sua estrutura central.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (2), por meio de registros feitos por terra e também com imagens aéreas, que mostram o avanço significativo da obra sobre o Rio Paraguai.
A ponte liga Porto Murtinho, no lado brasileiro, a Carmelo Peralta, sendo considerada uma das principais conexões físicas dentro da Rota Bioceânica.
Integração continental
O projeto faz parte de um corredor logístico internacional que prevê a integração rodoviária entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
A proposta é permitir o escoamento de mercadorias até portos localizados no norte chileno, no Oceano Pacífico, reduzindo distâncias, tempo de transporte e custos logísticos em comparação às rotas tradicionais que utilizam o Oceano Atlântico.
Impacto econômico
Com a conclusão da ponte, prevista para o segundo semestre, a expectativa é de que a nova ligação fortaleça o comércio internacional, amplie oportunidades de exportação e impulsione o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.
Além disso, a obra deve consolidar o Estado como um eixo estratégico de integração sul-americana, atraindo investimentos e ampliando a competitividade regional






